Sonhos

| 4 de ago. de 2018 | |
Todos nós temos nossos sonhos e planos para o futuro ou para o presente: casa própria, casamento, faculdade, emprego, empreendimento, etc. Muitas vezes conseguimos atingir alguns desses objetivos com facilidade, outras vezes nem tanto e o pior... algumas vezes não conseguimos antingí-los!

"Ao regressar Jesus, a multidão o recebeu com alegria, porque todos o estavam esperando. Eis que veio um homem chamado Jairo, que era chefe da sinagoga, e, prostrando-se aos pés de Jesus, lhe suplicou que chegasse até sua casa. Pois tinha uma filha única de uns doze anos, que estava à morte... Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre. (Lucas 8:40-42, 49).

Lemos nessa passagem que Jairo clamou a Jesus para que ele fosse até sua casa, pois sua única filha estava à beira da morte. A Bíblia não nos diz qual era a doença da menina, mas nos fala a sua idade: 12 anos. Filha única de Jairo e sua esposa. Com certeza, ela era amada e querida, pois se tratando de filha única, todo o amor paternal e maternal repousava sobre aquela pequena adolescente. É até fácil entender o desespero de Jairo ao pedir para Jesus ir até sua casa para curá-la.

Quantas vezes fazemos planos, sonhamos com algo e quando finalmente conseguimos, alguma situação se levanta e parece que você tem que abrir mão desse sonho? É o que estava acontecendo com Jairo. Sua filha estava em um leito de morte. Jesus atende seu pedido e vai para sua casa, mas no meio do caminho veio a notícia: "Falava ele ainda, quando veio uma pessoa da casa do chefe da sinagoga, dizendo: Tua filha já está morta, não incomodes mais o Mestre" (v. 49).

Eu me coloco no lugar de Jairo... talvez um desânimo tenha abatido sua alma, a esperança havia acabado. O veredicto havia sido dado: SUA FILHA MORREU. Quantas vezes nossos sonhos também morrem? Você está no meio do planejamento e de repente vem a notícia: "a verba foi cortada", "não vamos mais abrir a empresa" ou "sua bolsa foi cancelada", apenas para citar como exemplos.

Tudo que fazemos tem que ter um planejamento. Temos que planejar, colocar diante de Deus e tendo o "sim", executar! Quantas vezes nossos planos não dão certo porque pulamos uma dessas etapas? Ou não planejamos, ou não colocamos diante de Deus ou simplesmente não executamos. Qual pode ser o resultado disso? O texto abaixo descreve bem isso:

"Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar" (Lucas 14:28-30).

Como devemos fazer?

"Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos" (Provérbios 16:3).

"Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração" (Salmos 37:4).

É importante colocarmos nossos planos diante de Deus para ver se é a vontade Dele para nossas vidas. Não podemos confiar em nossas emoções:

"Enganoso é o coração do homem, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?" (Jeremias 17:9).

"Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminho de morte" (Provérbios 14:12).

Podemos obter do Senhor o "sim", o "espere" ou o "não". Romanos 12:2 nos diz que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita. Temos que confiar Nele e não em nossas emoções ou intuições.

Voltando para Jairo, que tinha recebido a notícia da morte de sua filha, vamos ver o que Jesus faz a partir do verso 50:

"Mas Jesus, ouvindo isto, lhe disse: Não temas, crê somente, e ela será salva. Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina. E todos choravam e a pranteavam. Mas ele disse: Não choreis, ela não está morta, mas dorme. E riam-se dele, porque sabiam que ela estava morta. Entretanto, ele, tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer" (50-55).

Muitas vezes nossos sonhos estão mortos, apenas para serem ressuscitados por Jesus para que o nome Dele seja glorificado.

"Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais" (Jeremias 29:11).

Ele é quem sabe, temos que confiar! E no fim, podermos falar como Jó:

"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42:2).

Coloque seus sonhos diante de Deus, ele sabe o que fazer com eles. Apenas confie, Ele sabe o que é melhor para você.

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT


3 comentários:

Unknown Disse:
4 de agosto de 2018 às 21:05

Parabéns Gustavo! Muito boa a reflexão.

Unknown Disse:
4 de agosto de 2018 às 21:07

Glória a Deus... Texto muito edificante!!!

Unknown Disse:
4 de agosto de 2018 às 22:56

Amém!
Que Deus continue usando sua vida! Foi muito edificante esse artigo!

Postar um comentário

* Palavrões, xingamentos e etc. não serão aceitos.
* Comentários com a função Caps Lock ativada não são permitidos.
* É proibido os comentários que não se relacionem com os artigos.
* Pedidos de parceria só pela aba contato.