Empatia

| 28 de mai. de 2019 | |
Empatia, muito ouço falar desse termo que à grosso modo significa se colocar no lugar do outro. Pois bem, é lindo escrever e falar sobre isso, sobre como podemos nos preocupar com o sentimento alheio e tudo mais, é maravilhoso.
Só que quando estamos em uma situação em que poderíamos colocar em prática e sermos empáticos, o que fazemos? Damos a cartada da nossa liberdade. Vou exemplificar: "tô nem aí se não gostam do que falo, eu falo mesmo" ou "que se dane se ele(a) não gostou, eu quero que se lasque!". Pois é, não é algo fácil de se praticar no dia a dia, preferimos inflar nosso ego e acariciar nosso orgulho do que dar lugar à empatia.
O que a Bíblia nos diz sobre isso?
"Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas" (Mateus 7:12).
Nessa palavras vindas do próprio Cristo, vimos aqui um exemplo de como podemos praticar a empatia. Não conheço ninguém que queira ser maltratado ou humilhado, então qual o motivo de sermos tão frios em relação ao sentimento dos outros, já que não queremos que os outros sejam frios conosco? Jesus no ensina que, o que você quer que faça com você, você tem que fazer pelos outros. Simples assim!
"Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram. Tende o mesmo sentimento uns para com os outros; em lugar de serdes orgulhosos, condescendei com o que é humilde; não sejais sábios aos vossos próprios olhos. Não torneis ninguém mal com mal; esforçai-vos para fazer o bem perante todos os homens" (Romanos 12:15-17).
Nessa passagem o apóstolo Paulo toca em algo que incomoda muita gente: para exercer a empatia, você não pode ser orgulhoso. Uma pessoa orgulhosa jamais se importará com o sentimento do outro, mesmo ela dizendo que se importa. O orgulhoso não tem humildade e se acha acima dos outros, se acha "sábio aos próprios olhos".
Alguns acontecimentos recentes em minha vida me fizeram parar e refletir sobre esse assunto. Quantas vezes eu não me preocupei com os outros? Quantas vezes eu joguei na mesa a carta da liberdade para eu poder falar tudo que eu queria? Quantas vezes também, eu fui maltratado? Quantas vezes não se importaram comigo e nem com o que sinto? Então entendi que é uma via de mão dupla!
Preciso aprender a me importar mais com os outros e tenho que saber lidar quando não se preocupam comigo. Como diz o versículo de Romanos acima, não posso pagar o mal com o mal. Então vou procurar seguir o mandamento de Jesus, tratando os demais como eu gostaria de ser tratado.
Vou semear empatia para colher empatia. Vou semear amor para colher amor. É uma semeadura, nada mais. E para fechar essa pequena reflexão, me lembro de uma frase de um filme chamado "Extraordinário" que é baseado no livro de mesmo nome da autora R.J. Palacio:
Todas as pessoas estão enfrentando batalhas diárias. E você também está, não é mesmo? Então, seja gentil, seja empático. O maior beneficiário será você mesmo!
Em Cristo,
Gustavo Hoft


0 comentários:

Postar um comentário

* Palavrões, xingamentos e etc. não serão aceitos.
* Comentários com a função Caps Lock ativada não são permitidos.
* É proibido os comentários que não se relacionem com os artigos.
* Pedidos de parceria só pela aba contato.