O Amor Fraternal

| 13 de mai. de 2018 | |

"Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus... Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro. Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu? E dele temos este mandamento: que quem ama a Deus, ame também a seu irmão" (1 João 4:7, 19-21)


"O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei" (João 15:12)



"Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor" (1 Coríntios 13:13)


Existem 4 tipos de amor: Eros (amor entre um homem e uma mulher, origem da palavra "erótico"), Ágape (o amor de Deus por nós), Storge (amor entre familiares: pai e filho, mãe e filha, filha e pai, filho e mãe, etc) e o Fileo (amor entre irmãos e amigos, o AMOR FRATERNO). E é sobre esse último que irei tratar nas linhas abaixo.


Sabemos o quanto é difícil muitas vezes deixar a chama do amor acesa em nossos corações. A correria do dia a dia, a nossa mente sendo bombardeada 24 horas por dia com notícias ruins nos jornais: assassinatos, roubos, sequestros, estupros, latrocínios, corrupção, etc. 

Em nosso local de trabalho, por exemplo, às vezes é difícil manter uma relação de harmonia com todos. Sempre tem aquele (a) que resolve ser a pedra em nosso sapato, aquela pessoa difícil de engolir...

"E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará" (Mateus 24:12)

O que é iniquidade? Iniquidade significa "maldade, algo contrário à equidade, contra a justiça". A maldade já entrou em seu coração? O sentimento de vingança te satisfaz? Seja honesto com você mesmo e se faça essas perguntas. Se a resposta for sim, então temos que rever alguns conceitos.

"E, quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que vosso Pai, que está nos céus, vos perdoe as vossas ofensas. Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está nos céus, vos não perdoará as vossas ofensas" (Marcos 11:25,26)

Esse texto de Marcos, Jesus enfatiza o perdão e o amor da seguinte forma: "se você não perdoar, você não será perdoado. Como você ousa não perdoar depois de ter sido perdoado? Como você ousa não amar depois de ser amado?"

Não estou dizendo que você não tem o direito de se irar contra alguma situação. Visto que somos passivos aos sentimento e não conseguimos controlá-los, por exemplo, quando perdemos alguém ficamos tristes. Não controlamos isso! O problema não estar em se irar (Efésios 4:26,27), o problema está em como demonstramos essa ira.

Tem uma frase de William Shakespeare que gosto muito, faz parte do monólogo O Menestrel, que diz o seguinte: "Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel". Não podemos deixar esses sentimentos nos aprisionar e nem nos comprometer.

"Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele. Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos" (1 João 3:15,16)

Adjetivo pesado esse: HOMICIDA, ASSASSINO... Não nos tornemos homicidas na casa do Pai, mas nos amemos e nos perdoemos fraternalmente em verdade.

Em Cristo,

GUSTAVO HOFT


0 comentários:

Postar um comentário

* Palavrões, xingamentos e etc. não serão aceitos.
* Comentários com a função Caps Lock ativada não são permitidos.
* É proibido os comentários que não se relacionem com os artigos.
* Pedidos de parceria só pela aba contato.