A ARMADURA DE DEUS (EFÉSIOS 6:10-18)

| 13 de fev. de 2012 | |
"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça; e calçados os pés na preparação do evangelho da paz; tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos" Efésios 6:10-18

Muita coisa se fala sobre a Armadura de Deus. Mas afinal, qual é o significado dela? No versículo 10 nos diz para nos fortalecer no Senhor, e isso me lembra Neemias 8:10b. Confiar plenamente em Deus!
Para que serve a Armadura? Isso está descrito nos versos 11-13. Mas notem algo no verso 13: “Portanto, tomai...”. Você é quem se veste com a Armadura. Não adianta orarmos na hora da batalha pedindo a Armadura, pois não é Deus que a coloca em você, é você mesmo!
Muitos pensam que são 6 itens que fazem parte da Armadura, mas na verdade são 7, ele é encontrado no versículo 18. Cinto da Verdade, Couraça da Justiça, Os Pés Calçados com o Evangelho da Paz, Escudo da Fé, Capacete da Salvação, Espada do Espírito e Oração no Espírito.
A Armadura de Deus não é algo que cai do céu, ou um super-poder como “Power Rangers”, ela é diária. Essa Armadura nos fala do caráter cristão, e a ordem que é mencionada também é importante:

1º - Cinto da Verdade: Isso implica com honestidade, sem mentiras. Se você mente diariamente, você não tem o Cinto da Verdade! E tem mais: Ap 21:8 “Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.”
Fala que todos os mentirosos não herdarão o Reino de Deus. Nem que custe seu emprego, seja fiel até o fim!

2º - Couraça da Justiça: DEFINIÇÃO DE JUSTIÇA – Caráter, qualidade do que está em conformidade com o que é direito, justo; princípio moral em nome do qual o direito deve ser respeitado. (Não preciso dizer mais nada né?)

3º - Calçar os pés com o Evangelho da Paz: Você estar firmado na Palavra, e a Palavra aumenta sua fé. Também nos fala sobre direcionamento. Sl 119:105: “Lâmpadas para os meus pés é a Tua Palavra, e luz para o meu caminho.” A Palavra de Deus deve ser sempre o seu norte.

4º - Escudo da Fé: Um dos mais importantes! Na fé depende tudo, inclusive sua salvação. E você, alicerçado no Evangelho da Paz e com fé, você apaga os dardos inflamados do inimigo. Mas quando ele atira esses dardos em você? O tempo todo! E você também fortalecido com o Evangelho e com fé, você não é enganado por vento de doutrinas criados por homens, pois você está firmado na Palavra da Verdade!

5º - Capacete da Salvação: Isso me lembra regenaração. Transformar nossa mente (Rm 12:2). Mudança de atitude, conversão! METANOIA!

6º - Espada do Espírito: A Palavra de Deus é citada 2 vezes: O Calçado e a Espada, por quê? Como vimos antes a Palavra nos guia, correto? A Espada requer prática, e isso me lembra 2 Tm 2:15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade". Aí é a chave, manejar! Uma espada tem que ser manejada corretamente, senão, você pode cortar sua própria cabeça.

7º - Oração no Espírito: Os versos 17 e 18 não são separados por pontos, é uma continuação. A oração no Espírito, de acordo com Judas 20, nos diz que edifica nossa fé. Ele é um forte aliado do Escudo. Mas reparem que o verso 18 nos diz para vigiarmos. A oração em línguas também pode ser intercessória.

Esses 7 princípios do caráter cristão tem que ser no nosso dia a dia, não somente nos momentos de oração ou em reuniões. É difícil? Claro, ninguém disse que ia ser fácil!



2 comentários:

Renata Targino Disse:
13 de outubro de 2015 às 15:17

...o texto esta mto bem explicado,parabens...so um detalhe: foi uma luta tremenda para ler pois as cores em que foram feitos deixaram mto a desejar,quase nao consigo ler!.(.pretoTotal no fundo c as letras amarelas bem fracas...)

Unknown Disse:
27 de setembro de 2016 às 10:49

Muito bom Deus abençoe.

Postar um comentário

* Palavrões, xingamentos e etc. não serão aceitos.
* Comentários com a função Caps Lock ativada não são permitidos.
* É proibido os comentários que não se relacionem com os artigos.
* Pedidos de parceria só pela aba contato.